Crenças limitantes e o poder da mente

Olá, meu anjo!

O assunto de hoje é sério, viu? Talvez ele mexa um pouco com o seu passado…

Vou te falar de Crenças limitantes, e você vai entender o porquê de ser tão importante tratarmos disso por aqui. Além disso, vou te ensinar um truque poderoso da mente para que você passe por cima dessas crenças!

Primeiro de tudo, Mestra Luna… O que são Crenças limitantes?

Crenças limitantes são padrões, meu querido. Olha, eu volta e meia falo de padrões por aqui (inclusive, já falei sobre repetir padrões de relacionamento), e eles nunca são bons.

Isso porque esses padrões sempre nos limitam.

Que tipo de padrões são esses?

São padrões impostos de alguma forma. Por nós mesmos, pela sociedade, pela nossa família, pelo meio em que vivemos…

Pensamentos que assumimos como verdade, e que nos impedem de adquirir habilidades, competências, e controlar nossas emoções.

Exemplos de Crenças Limitantes:

“Nunca vou poder estudar Engenharia, porque não sou bom em cálculos”.

“Não tenho tempo pra nada”.

“Nunca terei dinheiro”.

“Não sou capaz de realizar meu sonho”.

“Você não presta para nada”.

“Todos os homens/mulheres são iguais, ninguém presta”.

“Nunca dá certo pra mim”.

“Não consigo aprender”.

Essas crenças refletem diretamente na nossa vida. Pense que você está em um dia comum de trabalho, e te oferecem uma tarefa para fazer. Você sabe que conhece o assunto e poderia executar, mas simplesmente recusa por achar que não vai executar direito ou o suficiente como o seu superior espera.

Lembre daquele clássico “não tenho tempo para ir à academia” ou “não tenho tempo para estudar” que você diz a si mesmo e aos outros constantemente.

Ou ainda, você se depara com a necessidade de mexer em alguma rede social ou tecnologia nova, não consegue e acha que não vai aprender por causa da idade avançada.

Esses são apenas alguns exemplos. Mas reflita comigo, meu querido: cada vez que colocamos nossas crenças limitantes como obstáculos, perdemos uma parte da nossa vida. Perdemos tempo de viver um experiência nova, perdemos saúde (física e emocional), perdemos habilidades, perdemos oportunidades de trabalho e, mais ainda, perdemos sonhos que poderiam ser realizados.

E como é que eu paro de me deixar dominar pelas Crenças limitantes, então?

Antes de lutar pela vitória, trace a sua estratégia de jogo. Ou seja, primeiramente, identifique onde estão as crenças limitantes na sua vida.

O que você tem dito a si mesmo?

O que as pessoas do seu convívio dizem a você? Tem alguém te colocando para baixo e te implantando crenças limitantes? Identifique essas pessoas também.

A partir daí, controle sua mente, aos poucos, para começar a agir diferente.

Sempre que se deparar com uma situação de “não consigo”, “não posso” ou “não tenho tempo”, pergunte-se o PORQUÊ disso.

Por que eu não posso? Por que eu não consigo? Por que não tenho tempo?

Após isso, aprofunde ainda mais a sua investigação. Comece a perguntar “como” e “o quê”.
O que posso fazer em relação a isso? Que habilidade ou competência eu preciso adquirir para que eu consiga realizar? Como posso administrar meu tempo?

Agora, responda a essas perguntas em forma de planejamento. Faça uma lista com as suas metas, seus objetivos e seus sonhos de médio e longo prazo. Analise em que pontos as suas crenças estão te limitando e comece a pensar diferente.

Faça o seguinte:

Troque a crença limitante por uma crença motivacional.

Toda vez que você pensar “Eu não tenho tempo”, você deve ressignificar esse pensamento. Tente pensar “Eu não tenho tempo por tal motivo, então vou fazer tal coisa para ter mais tempo, ou administrar o meu tempo melhor, ficar menos tempo nas redes sociais etc”.

Para cada “não” que surgir no seu caminho, encontre uma solução.

Além disso, tome cuidado com a procrastinação, a preguiça, e a exaustão mental. Tome conta da sua saúde primeiro, durma bem, se hidrate, se alimente bem, pense positivo.

Com o corpo são, sua mente vai funcionar melhor, e juntos vocês vão espantar as crenças limitantes!

Ok?

Agora, eu quero saber de você nos comentários…que crenças limitantes você diz ou ouve na sua vida? Está motivado a fazer com que elas parem?

Cuide de você! E até a nossa próxima consulta 😉

Comentários do Facebook